As cartas do meu pai ♡

quarta-feira, 29 de junho de 2016


O meu pai deixou-nos há 7 meses e (raios) estes foram os 7 meses mais longos da minha vida. A ausência do meu pai e os meses de intenso desgaste físico e emocional que um cancro acarreta fizeram-se sentir em força. O período de luto tem sido também um período de recuperação.
No entanto, a cada dia que passa cada cantinho de dor transforma-se num sítio de luz, recheado de boas memórias... Já a saudade, essa danada, teima em crescer mais e mais. Saudades de um homem corajoso, que sempre nos instigou a seguirmos os nossos sonhos; saudades das tardes de conversa, das sessões de cinema western; saudades do sentido de humor sarcástico; saudades de ouvir as histórias, de contar as minhas; saudades de ser muito pequenina e passear no seu colo; saudades sem fim que me fazem rir e chorar...

Tenho dado por mim a procurar por fotos, vídeos e recordações que me façam lembrar (ainda mais) o meu pai. Valorizo cada pedaço da nossa história. 

Há algumas semanas encontrei a caixa de cartas (tantas) que o meu pai escreveu à minha mãe. O meu pai foi paraquedista da Força Aérea na guerra colonial e ninguém acreditava que voltasse com vida, exceto a minha mãe. Casaram antes do meu pai partir em missão.

Durante 2 anos trocaram cartas na esperança (ou seria certeza?) do reencontro! Falavam dos natais que viveriam juntos, da casa cheia de crianças, dos dias felizes, dos sorrisos... Cada carta tem as palavras de um amor eterno, que vive em nós até hoje.


No rescaldo das minhas leituras, encontrei alguns dias depois num anúncio qualquer da Etsy ESTA imagem de uma pulseira com palavras e letra personalizada: "Love, Dad" e senti que tinha sido feita para mim. Já tinha visto inúmeras peças de joalharia personalizada mas muito poucas jóias com a gravação/transcrição exata da escrita de alguém.
Senti que podia transportar um bocadinho do meu pai comigo, todos os dias.


Contactei a dona da JewelryRB, a Bella, e creio que conseguem imaginar o desfecho desta conversa. :) A Bella  tem imensa sensibilidade na forma como cria cada uma das peças dentro de uma panóplia de dezenas de colares, pulseiras e anéis cada um mais bonito do que o outro.

Encontrei as 3 palavras certas, "Junto de ti", naquela que é a carta mais bonita que alguma vez li, escrita pelo meu pai. Enviei à Bella a digitalização da carta e passadas 3 semanas recebi uma pulseira de prata ajustada ao meu pulso, um dos presentes mais bonitos e comoventes que recebi na minha vida.


Ainda antes da pulseira chegar, comprei na Kind of Sweet da querida Paula (de quem sou fã e cliente), uma outra pulseira, de fita com duas medalhinhas, que formam com a anterior o conjunto mais bonito que alguma vez vestiu o meu pulso. :)

Lembro-me de ser pequena e só conseguir adormecer quando ouvia a chaves do meu pai na porta da garagem depois do trabalho, "Ele chegou, já posso dormir".
Até hoje, para mim, o sentido de segurança e proteção mais forte do mundo é o meu pai, e vai continuar a ser, junto de mim, para sempre.

Um grande beijinho*


7 comentários

  1. Olá Cláudia,
    Adoro ler os teus posts. Neles encontro uma mulher bastante sensivel. Este tocou-me em especial. Parece que sinto o que escreves, masmo não tendo (Graças a Deus)perdido ninguém dessa forma tão malvada.

    Beijinhos e continua a escrever!

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar as tuas fotos e as tuas palavras mostram uma sensibilidade, graciosidade e eloquência pouco comuns nos dias que correm. identifico-me tanto com o que escreveste. O meu pai também me foi levado por essa doença maldita. Estou a pensar encomendar um colar com a assinatura do meu pai, procurei por isto durante tanto tempo, obrigada pela referência

    ResponderEliminar
  3. Lindoooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com cada uma das tuas palavras.

    ResponderEliminar
  5. Cláudia, eu morro um bocadinho cada vez que leio os posts sobre o seu pai... Sei exatamente o que sente, também eu perdi o meu pai da mesma forma. A pulseira é provavelmente o presente mais bonito e simbólico que já vi. Faço anos em Agosto e o meu marido já sabe o que quero de presente :)

    ResponderEliminar
  6. Tão bonita a pulseira, e com tanto significado fica ainda mais bonita. Há umas semanas também encontrei cartas dos meus avós e foi a melhor herança que me podiam ter deixado!

    Beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não consigo imaginar a dor de perder um pai, desejo-te muita muita muita força! :'(

    As memórias são aquilo de que de mais precioso temos, guarda-as bem junto de ti e o teu pai continuará sempre vivo! Tenho a certeza que essa pulseira única te ajudará a tê-lo mais perto de ti...

    Que ideia magnífica, a dessa loja! <3 <3 <3

    Beijinhos, fica bem!

    ResponderEliminar

Os mais lidos

Dimples Blog © . Cláudia Barros .